24.7.07

Corrente Literária

Confesso que não sou um grande leitor, na verdade comecei a criar o hábito de leitura este ano, mas já havia lido alguns livros antes. Geralmente “cinéfilos” (sou apenas um iniciante para este termo) no inicio dão preferência apenas para a arte cinematográfica, mas descobri que há uma perfeita sintonia entre literatura e cinema. No “ler” a riqueza de informação é infinita depende da imaginação de cada um que concretiza o que está lendo, na leitura nós somos os cineastas, os criadores...o cenário somos nós quem criamos, tudo claro usando a imaginação. No cinema a percepção é o requisito mais lindo que alguém pode ter, a riqueza do “ver” também é infinita...
Enfim...vamos ao que interessa! Logo abaixo estão cinco livros que gosto muito, o que não significa que são os melhores, afinal não li muitos livros, mas são merecedores de estar na corrente literária!

Ensaio sobre a cegueira
de José Saramago

Conta a história de uma praga de cegueira, inexplicável e incurável, que começa num homem sentado no trânsito e, lentamente, se espalha pelo país. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena, em condições desumanas, e os serviços civis começam a falhar, a história segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença que cega todos os outros.
Este foi o primeiro grande livro que li, grande em todos os sentidos...
O livro é caótico e critico, tudo flui na história! Personagens interessantes e extremamente humanos, mas que em situação epidêmica o lado desumano e primitivo se apossa completamente e é ai que percebemos estar diante de um livro extremamente atual e realista. Ano que vem estará nas telonas pelas mãos de Meirelles, mas recomendo que leiam antes do filme. Excelente!

Iniciação Ao Cinema (Derrière L’Écran)
de J.P. Chartiér e R.P. Desplanques

Ao contrário de muitos, eu adoro ler livros teóricos sobre cinema! Este livro com certeza deve ser um dos melhores do gênero pois consegue mesclar teoria e prática através de exemplos longos, que acabam se tornando histórias muito interessantes.
Eu sonho em um dia trabalhar na área cinematográfica (quem dera como cineasta, aiai) então foi bem difícil pra mim pegar este livro, fiquei com receio de gostar muito e acabar refletindo em escolhas perigosas (resumindo: fazer faculdade de cinema)! Mas é exagero claro, o livro é um sonho mas ainda tenho os pés no chão com relação a escolhas...
O livro se divide em: Como se faz um filme ( Os mistérios do estúdio, Do cenário à decupagem, “Não há um papel para mim?”, Do estúdio ao laboratório) e O Ponto de vista do espectador (Todo o mundo vai ao cinema, A linguagem das imagens, Ouçamos o cinema, A significação de um filme, O cinema e o futuro do espírito).
O livro é de 1958 e consegui ele na biblioteca da cidade, ou seja, não é tão fácil ter acesso a ele...

Assassinos pelos quais me apaixonei
de Alfred Hitchcock
Uma reunião de suspenses feita por Hitchcock em ótimo estilo. Pelo titulo pensei se tratar de algo bem macabro e psicótico, mas me enganei. São histórias interessantes e originais, com muito mistério e reviravoltas.
A única parte escrita por Hitchcock é a introdução em forma de história, que infelizmente tenho que admitir que ele devia estar com pressa, pois é muito fraca.
Para quem gosta de ler suspenses este livro é uma ótima opção! São histórias inspiradoras...

As Crônicas de Nárnia (todos os 7 livros)
de C. S. Lewis

Nos últimos 50 anos, As Crônicas de Nárnia encantaram milhões de leitores, e os acontecimentos mágicos descritos na prosa imortal de C.S. Lewis inscreveram-se para sempre em nossas memórias: um mundo em que uma feiticeira decreta inverno perpétuo, onde há mais animais falantes do que gente e onde as batalhas são travadas por centauros, gigantes e faunos.
Não sei se é o tipo de livro que mereça estar em uma corrente literária, mas também não vejo motivos para não poder estar. É comum as pessoas lerem fantasias, crianças e adultos. Esta coleção do Lewis é a minha favorita do gênero. Tenho que admitir que o filme dirigido por Andrew Adamson é a história mastigada e cuspida já que ele não conseguiu criar um mundo com as mesmas dimensões do livro, contraindo o livro a um filme Disney infantil, mas que por um lado ainda conseguiu agradar os não fãs do livro, enfim para um começo talvez ainda não foi tão mal.
Eu sou um completo defensor das fantasias, acho que adultos e crianças sempre devem ler livros do gênero e As Crônicas de Nárnia é encantador! Dou ênfase ao Príncipe Caspian, O Sobrinho do Mago e A Cadeira de Prata!

O vôo do cisne
de José Luiz Tejon Megido

Este é um livro que nos leva a acreditar que temos de descobrir o cisne que existe dentro de nós e que isso significa abandonar a vida de patinho feio. Romper com a normalidade de ser apenas mais um. Enxergar a nossa própria luz. E procurar a nossa turma. Turma de cisnes! Embarque nessa viagem ao encontro de uma pessoa muito especial, você. Nenhum ser, jamais saberá o que é ser outro ser !
Trata-se de um livro agradável, terno de uma pessoa que tirou ensinamentos de uma época difícil de sua vida e o colocou em prática em prol de seu crescimento pessoal.
Resolvi colocar este livro na corrente por ser o único de auto-ajuda que eu li, e gostei bastante. Não costumo ler auto-ajuda por achar as vezes que se tratam de livros tendenciosos e superficiais, mas este me agradou bastante.
Passo a corrente para: Alex Gonçalves (Cine - Resenhas ), Johnny (Cine JP ), Kelnner (Smells like shit), Rafa e Andressa (Cinematógrafo ), Yan (http://yanhoo.blogspot.com/ )!

11 comentários:

Anônimo disse...

Putz, ótima lista, mas ainda não li nenhum! Como cinéfilo, obviamente prefiro filmes, mas sei que estou em falta com a literatura e pretendo conferir "Ensaio sobre a Cegueira" em breve.

Abraço!

Alexsandro Vasconcelos disse...

não li nenhum...
já peguei nárnia emprestado logo na época do estouro no mundo do cinema...
mas nem cheguei a ler...
mas muito interessante a lista...
mais um ponto pro teu blog, q pra mim eh um dos melhores blogs de cinema que eu costumo ver...
muito interessante, intelignete, postagens interessantes e interativas...
continue assim...
abraço!!!

Anônimo disse...

William, sua lista é uma das melhores que eu vi desa corrente literária até agora. Ensaio sobre a Cegueira e As Crônicas de Nárnia são soberbos. Quero muito ler o do Hitchcock e o Vôo do Cisne está lá em casa pra eu ler (estou só esperando terminar o romance do Aldous Huxley que estou lendo agora pra começar). Como nunca consigo falar de literatura sem sugerir alguma leitura, aí vão umas dicas: Cuca Fundida (do Woody Allen), O Físico (de Noah Gordon) e A Viagem de Theo (de Catherine Clement). Este último é extraordinário.

Marfil disse...

Me emocionei muito com o último conto do Nárnia. Vc é o segundo blogueiro que lista "Ensaio sobre a Cegueira"...Deve ser um excelente livro! Bacana seu blog. Boas colunas e uma edição de fotos muito originais.

Ronald Perrone disse...

Eu também listei no meu Ensaio sobre a Cegueira... o livro é sensacional mesmo...
Abraços!

Anônimo disse...

Muito legal sua lista Wiliam, embora não tenha lido nenhum ainda. E vc n sabe o quanto eu to louco pra ler Ensaio sobre a Cegueira, principalmente depois de saber que o Meireles vai adaptar para o cinema. Preciso achá-lo urgentemente. E valeu por ter se lembrado de nós do Cinematógrafo XXI na hora de passar a corrente. Abração!!!!

Anônimo disse...

Esse Saramago vai dar um filmaço. Vamos aguardar!

Wanderley Teixeira disse...

Este Assassinos pelos quais me apaixonei e Iniciação ao cinema,parecem bastante interessantes.Sobre As Crônicas de Nárnia,o filme naum veio a acrescentar em nada e realmente transformou a obra(pelo q sei pois ainda naum li) em entretenimento a serviço da Disney.Pode ter certeza q a adaptação de Meirelles para Ensaio sobre a cegueira é um dos projetos mais interessantes do cinema(o cara vai dirigis Julianne Moore!).

Bárbara Cristina disse...

Oii will!!
eu também não sou uma diplomata" em leitura mas acho muito interessante o ato de ler e até tenho uma certa afinidade com a literatura.Achei muito interessante o Ensaio sobre a cegueira xD
bijaoo
=*

Unknown disse...

"Ensaio sobre a cegueira" é também um dos melhores livros que eu já li. Gosto bastante do Saramago, e "Cegueira" é simplesmente brilhante.

Anônimo disse...

eu juro que 3 desses eu vou ler
hehehe
me empresta esse do cisne?
(comentário bem informal hoje)
abraço amigo