7.12.07

...by Alternative Reel - Top 10 Disturbing Movies

Não costumo postar artigos de outros sites no blog, mas sempre tem a primeira vez. E não é por opção que faço isso, mas domingo tenho uma singela provinha de vestibular para fazer e não tive tempo para ver nenhum filme nem mesmo para escrever sobre os que vi no final de semana passado. Então está feito (ou melhor, está postado o já feito)!
A lista abaixo foi divulgada na sessão top teen do site
Alternative Reel e apresenta uma relação dos 10 filmes mais perturbadores de todos os tempos. As descrições de cada filme foi feita pelo site Toscorama.
Deixo claro que estou fazendo uma repostagem fiel ao original! Não significa que concordo com todos que estão na lista nem com a ordem. Eraserhead, Laranja Mecânica e Freaks eu assino embaixo, mas acho que Freaks merecia pelo menos a 4ª posição. Há também quem sinta a falta de Cannibal Holocaust...e vários outros! Bom...discutimos mais pelos coments!
(Fonte: Toscorama; Alternative Reel).

10 - Monstros (Freaks): Em um circo de atrações bizarras, a linda trapezista Cleopatra é cortejada pelo anão Hans, mas o rejeita até descobrir que este herdou uma fortuna. Seu plano, forjado com o amante Hercules, é casar para depois envenenar o pequeno, mas logo a armação é descoberta e os diferentes se unem pela vingança. O diretor Tod Browning, um ex-contorcionista de circo, havia feito no ano anterior o clássico Drácula com Bela Lugosi.

9 - A Vingança de Jennifer (I Spit on your Grave): Sexploitation de 1978: "esta mulher cortou, mutilou e queimou 5 homens, os deixando irreconhecíveis...mas nenhum júri na América a condenaria!"
8 - El Topo: Anões sem membros e outros personagens bizarros habitam o faroeste surrealista dirigido pelo chileno Alejandro Jodorowsky em 1970. Diz a lenda que o cineasta quer fazer uma continuação estrelada por Johnny Depp e Marilyn Manson.

7 - Audition: Uma falsa audição para um filme dá início a um relacionamento doentio entre uma jovem bailarina e um viúvo. Tenso e dirigido com maestria pelo japonês Takeshi Miike em 1999, o filme inspirou Eli Roth a fazer O Albergue.

6 - Laranja Mecânica (A Clockwork Orange): Kubrick, Malcolm McDowell pré-Calígula, ultra-violência, repressão, lavagem cerebral e Beethoven. Um marco para o cinema!

5 - Aniversário Macabro (Last House on the Left): O filme de estréia de Wes Craven (que décadas mais tarde assinaria a medíocre série Pânico). Lançado em 1972, Aniversário Macabro antecipou longas como O Massacre da Serra Elétrica (1974) e Quadrilha de Sádicos, realizado pelo próprio Craven em 1977.

4 - Henry - Retrato de um Assassino (Henry - Portrait of a Serial Killer): John MacNaughton (Garotas Selvagens) dirigiu em 1986 este filme que traz um assustador Michael Rooker como o psicopata do título, inspirado no matador real Henry Lee Lucas. A cena de estupro, rodada de forma fria e em estilo semi-documental, é chocante.

3 - Salò ou os 120 Dias de Sodoma (Salò o le 120 gionate di Sodoma): Polêmico, censurado, banido e clássico, como Laranja Mecânica. Na trama, um grupo de fascistas submete jovens a 120 dias de torturas inimagináveis. O filme de Pier Paolo Pasolini é difícil de encarar, principalmente na famosa cena da coprofagia.

2 - Irreversível (Irreversible): A idéia do diretor franco-argentino Gaspar Noé era incomodar e ele consegue isso a partir do 1° segundo de projeção, com os créditos subindo ao contrário na tela. Começa então um festival de violência cujo ápice, no meio da película, é um estupro em tempo real e com a câmera fixa, que transforma o espectador em testemunha impotente (ou em um sádico voyeur).

1 - Eraserhead: Particularidade de David Lynch que levou 5 anos para ser feito, sendo lançado em 1977. Mostra o cotidiano deprimente de um homem em um mundo desolador. Neste cenário, o protagonista se torna pai de uma criança mutante. Bizarro e cultuado como os demais trabalhos de Lynch, uma experiência atípica e intrigante.

23 comentários:

Dr Johnny Strangelove disse...

Lista boa ... filmes realmente pertubadores ... agora posso lhe fazer uma ratificação:

Eli Roth tem influencias de Takashi Miike tem ... porém para Hostel, a influencia foi de outro filme, foi Sympathy For Mr Vengeance de Chan Wook Park de 2002 que curiosamente estreou um pouco antes de Eli Roth ir para a Ásia para divulgar Cabin Fever. Se você viu esse filme e depois viu Hostel, iras ver algumas coisas muito semelhantes inclusive no sentido visual ... sabias dessa amigo ...

e Irreversivel não é tão bizarro ... apenas é o verdadeiro despertar da furia humana ...


abraços amigo

Dr Johnny Strangelove disse...

e outra ...
adorei Salò ...
eheheheh

e só faltou Ichi The Killer ...

Anônimo disse...

Puxa, não vi a maioria dos filmes! Gosto muito de "Laranja Mecânica", para mim ocupava a primeira posição facilmente. Já de Irreversível não gosto muito, apesar de ser bem perturbador.

Até mais!

Wiliam Domingos disse...

Johnny: Então cara...acho que li no seu blog uma vez sobre as influências de Hostel! Mas, bom relembrar...!
Cara...eu não vi Irreversível ainda, vi a cena do estupro no youtube apenas! E na descrição segundo o Toscorama não está dizendo que é bizarro...acho que você confundiu, "bizarro" está em Eraserhead, por exemplo!

Vinícius: Cara....não pode deixar de ver Eraserhead e Freaks! São exemplares de um cinema que insisti em não voltar...!

Abraço!

Luanne Oliveira** disse...

Bem profundo o seu blog..
mas se te der vontade passa lah no meu!!
www.programa-semnome.blogspot.com

Gustavo H.R. disse...

Seleção inspirada sobre um tema incomum, listagem instigante - mas em primeiro lugar não creio que a trilogia PÂNICO seja medíocre, pois ela renovou os então estagnados teen slashers com pitadas de humor auto-referente e até pequenos atrevimentos metalingüísticos (no caso do terceiro e mais fraco episódio).
Fiquei impressionado com os plots de SALÓ e EL TOPO. Será que teria estômago para vê-los?
Ah, o grande crítico Roger Ebert considera A VINGANÇA DE JENNIFER o pior filme que ele viu na vida.

Cumps.

Diário de Dois Cinéfilos disse...

Opa cara...tudo certo? há um tempinho você visitou meu blog, e eu num vi seu comentário...acabei de ver, e peço desculpas por não ter passado aqui antes....seu blog é muitissimo bom, e fiquei impressionado com essa lista, sendo que só vi um filme da mesma (Laranja Mecânica)...bem, posso te linkar no meu blog?

Abraços,
Rodrigo

Diario de Dois Cinéfilos

Cine Ôba! disse...

Caramba!
O segundo lugar de Irreversível é bem merecido, nunca vi no cineme uma cena de estrupo tão pertubadora e real.

ÓTIMA LISTA!


Cine Ôba sofrerá reformulações:

Visando dar uma maior dinamicidade ao blog, os membros do cine ôba farão reformulações em relação ao tipo e a frequência das postagens.Serão publicadas noticias, lista dos melhores e piores filmes vistos no mês, as tradicionais resenhas, além do "Cine ôba comenta"(uma enquete onde os leitores escolhem um filme para que os quatro componentes comentem a respeito dele...se preparem para as brigas hehehe).
Ainda estamos pensando em novos tipos de postagens, e pedimos dicas ao amigos blogueiros hehehe!

Bem, o básico é isso!

Gustavo Madruga.

Andressa Cangussú disse...

Oi willl!

Fikei intrigada com o post! Só as fotos já me assustaram e fiquei feliz por só ter visto laranja mecânica...sou muito fraca pra essas coisas.
Assisti Batismo de sangue que tem fortes cenas de tortura (mas nada que parec se comparar a esses filmes da lista) e mal consegui dormir, então esses não vou ver mesmo!

Lá no cinematógrafo o clássico europeu: Bagdad café

Abraços amigo!

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

Anônimo disse...

Acho irreversível tão fraquinho, é como um balão que vai murchando e perde toda graça. Enfim, o achei um pequeno embuste. Eraserhead é um filme que tenho muita curiosidade ainda consigo assisti-lo. Gostei pra caramba da lembrança de Henry - etratos de um assassino, poucos se lembram desta pequena pérola dos anos 80 que é pra lá de impactante!

Se tivesse minha lista o TOP 1 seria "O Bebe de Rosemary" que até hoje foi o único filme que me fez ter pesaddelos... aquele bercinho todo preto é de arrepiar qualqeur um.
abraços e boa semana!

Anônimo disse...

O mais pertubador para mim é o que mais me assusta, e é O Exorcista, mas Laranja Mecânica realmente é cinema pertubador e brilhante.

Ciao!

Wiliam Domingos disse...

Gustavo h.r: Então...tb não acho medíocre a trilogia olhando pelo lado que você mostrou (somente por isso...), mas tb não é o tipo que se encaixe na lista.
Como eu disse eu não vi todos os filmes...Saló e El Topo, são dois que ainda não conferi, mas acho que Saló daria mais trabalho...haja estômago!
A Vingança de Jennifer tem um cartaz bacana, história que pode esbanjar de sadismo e violência...mas como tb não vi, não falo muito sobre!

Diário de Dois Cinéfilos: Claro...pode linkar sim! Vou visitá-los sempre!

Cine Oba: Será mesmo que não há no cinema cena de estupro mais chocante que essa de Irreversível!? Queria saber a que vem em segundo lugar pelo menos...
Cara sobre novos tipos de postagens...se você na acatar a idéia eu farei: postagens sobre cinema tese, aqueles lance mais teórico pra galera ficar ligada no cinema em "papelado"!

Andressa: Irei conferir o teu post...estou meio lerdo na visita dos blogs, desculpe!
Se você tem problemas com cenas fortes...realmente, passe longe de muitos filmes! Principalmente deste Salò! rsrs

Felipe Nóbrega: Sobre Irreversível fico devendo minha opinião...ainda não vi! (Acho que eu deveria ter visto os filmes antes de postar....rsrs, mas estava com a corda no pescoço..sem nada pra postar!)
Aconselho você a procurar por Eraserhead...sei lá, internet foi a forma que consegui! É um dos filmes mais perturbadores e "estranhamente" desconhecido...não sei descrever ao certo!
O Bebê de Rosemary tb estou em falta...

Wally: Em O Exorcista eu não senti tensão...mas sim um certo repúdio, incomodo e pressa! Não chegou ser perturbador pra mim...Laranja Mecânica sim, esse deixa tenso por inteiro!

Rogerio disse...

Desses só vi "Laranja" e "Irreversível", mas sou louco pra ver "Eraserhead" do Lynch.
Os demias nunca ouvi falar.

Porem acho que o efeito de Laranja Mecânica nao seja o mesmo que os demais concorrentes na lista. Pra mim ele é muito mais artístico do que chocante. Não é a simples e "ultra-violence" na tela, mas sim isso tudo feito com o toque mágico de Kubrick - difícil explicar.

Boa lembrança sua de Cannibal Holocaust, que vi esses dias atras - absolutamente aterrorizante mesmo. Esse é pra chocar!

Abs!

Anônimo disse...

Taí uma lista para qq um não botar defeito! blogcinefilia.zip.net

Marco disse...

Essa cena de Irreversível é MUITO agoniante...

Ronald Perrone disse...

Lista boa... mas falta muita coisa ainda...

Os unicos que não vi foram A vingança de Jenifer e Henhy.

E Irreversível é maravilhoso! e só não digo mais nada pra não começar aquela confusão de novo... heheh

Lucas disse...

Uma boa lista, com certeza, digo isso mesmo não tendo assistido metade dela...

Mas agora uma coisa... aquele Last House on the Left não devia estar ali. Li uma resenha dele no site Boca do Inferno e o assisti esperando um filme chocante, horripilante, mas foi uma decepção para mim, um dos filmes mais bobos para mim, até O Chamado deixa alguém mais incomodado.

Anônimo disse...

Hey there! I know this is kinda off topic but I'd figured I'd ask.
Would you be interested in trading links or maybe guest writing a blog article or vice-versa?
My blog covers a lot of the same subjects as yours and I believe we
could greatly benefit from each other. If you happen to
be interested feel free to shoot me an e-mail. I look forward to hearing from you!
Great blog by the way!
My web-site ; natural supplement

Anônimo disse...

Quality posts is the crucial to invite the viewers to pay a visit the web
page, that's what this web site is providing.
My web blog : make money

Anônimo disse...

It is truly a great and helpful piece of information.

I am glad that you shared this useful information with us.
Please keep us informed like this. Thanks for sharing.
Visit my web blog tasteitaly.mytweetb2b.com

Anônimo disse...

Thanks for one's marvelous posting! I quite enjoyed reading it, you're a great author.
I will be sure to bookmark your blog and will often come back down the
road. I want to encourage yourself to continue your great work, have a nice evening!
My website - back link

Anônimo disse...

I could not refrain from commenting. Exceptionally well written!


my web site vintage clothing in nashville tennessee