1.4.07

Mr. Mestre - Danny Boyle

Galera!!!
Bom trago boas novas do “Eco Social”.
Mais um quadro é criado aqui no blog, o chamado “Mr. Mestre”.
Todo mês haverá uma sessão, em cada sessão falarei de diretores consagrados do cinema americano, argentino e etc, sempre apresentando duas obras do diretor.
Dessa forma acho que será fácil e de grande importância para todos que gostam de cinema, pois vamos conhecer melhor sobre os mestres do cine!
Ver enquete no final!!!! (obs: sempre haverá uma enquete no fim do post, para a escolha do próximo Mr. Mestre)
Nesta primeira sessão inicio com Danny Boyle!
Um ícone para mim, e acredito que para todos que gostam de originalidade e ousadia.
Danny nasceu em Manchester e cresceu indo ao cinema. De alguma forma, por ironia do destino, não tinha pisado em um Teatro até seus 18 anos, começou sua carreira no teatro, por ser a maneira mais fácil de entrar no mundo das artes. Durante os anos oitenta ele começou a dirigir para a TV, fazendo filmes e seriados.
O mestre Danny já provou ser capaz de abalar críticos de todos os tipos, mostrando o seu talento através de estilos próprios de filmagem, escolha de elenco, trilha sonora e como já disse, sempre com ousadia e maturidade.

Duas pérolas do Mr. Mestre Danny Boyle:

1) Extermínio:

Um filme que vai além de um simples terror cult, um filme tenso, dramático, caótico, e que transmite o seu terror não só através de seres infectados, vulgarmente falando “zumbis”, mas pelo tema que discute. Mostra que em clima de caos, onde não há governo, regras e civilização, o canalhismo e o primitivismo tomam conta do ser humano. Uma metáfora sobre o ser humano, criada através do gênero terror de forma primorosa e original. Não pensem que é um filme no estilo "Resident Evil", ou até mesmo parecido, pois não é. Os zumbis agem como pano de fundo em "Extermínio" para trabalhar conceitos humanos, é um tipo de alerta, mesmo assim consegue exibir entretenimento que "Resident Evil" não conseguiu.
Um grande sucesso na
Inglaterra, Exterminio é sobre um vírus psicológico que ataca a Inglaterra, transformando pessoas comuns em zumbis que vomitam sangue e atacam pessoas inocentes, as infectando. Os poucos sobreviventes se unem para tentar destruir os "infectados" vagando através das ruas desertas de Londres e pelas estradas em torno de Manchester. Os efeitos especiais aqui não são aqueles de um grande blockbuster de verão; Boyle diz que filmou no "estilo guerrilha" com um orçamento em torno de $10 milhões.
Funcionou: Extermínio" foi filmado com muito estilo (em DV) que até mesmo os snobs amantes do filme de arte vão querer dar uma olhada nessas criaturas infectadas. E Boyle nos dá um par de personagens determinados (interpretados por novatos incluindo Cillian Murphy e Naomie Harris) que merecem nossa atenção. Recomendo!

2) Trainspotting

Um dos cults mais divertidos e realistas que já vi. Um filme, em geral, para adolescentes. Imagens cruas e explicitas, não há nada de técnicas de filmagens, o interesse maior é exibir a realidade dura e suja de viciados que praticamente não “saíram das fraldas”. A narrativa é espantosa, muitas criticas, algumas inclusive atingem diretamente ao consumismo e rotina do ser humano. Um filme explosivo, baleia o psicológico, enfim te levanta da cadeira!
O filme se passa em Edimburgo, onde alguns "amigos" que na verdade são ladrões e viciados, caminham inexoravelmente para o fim desta amizade e, simultaneamente (com exceção de um do bando), marcham para a auto-destruição.

Eco Social apresentou..."Mr. Mestre Danny Boyle”.
ENQUETE: QUAL DIRETOR VOCÊS QUEREM VER NO PRÓXIMO "MR. MESTRE"?
a - Alejandro González-Iñárritu
b - Woody Allen

12 comentários:

heitor disse...

woody..

o 1° filme lembra resident evil..
pelo q eu li..

Anônimo disse...

Wiliam, encontrei seu blog aqui por acaso e gostei muito. Lembro q vi Trainspotting há um tempão e fiquei c muita vontade de rever ja q vc me fez lembrar dele. mas me falta ver muita coisa do Boyle. E pra escolher entre Allen e Iñarritú é dificil viu, mas o Allen é muito mais foda, fico c ele. Eu e uma colega da faculdade tbm escrevemos num blog. O link é www.cinematografo21.blogspot.com. Valeu vei, ate!!!

Unknown disse...

Oie, meu kerido Wiliam, é uma satisfação comentar aqui... Tah muito show tudo!!!!! Adorei a matéria sobre o Danny Boyle... EXTERMÍNIO eu ainda não vi, mas TRAINSPOTTING é imperdível, jah vi três vezes, ateh tenho o filme... Gosto muito da forma como vc apresenta o assunto, sempre de forma clara, objetiva, coesa, sem rodeios e muito inteligente... Parabéns!!!!!

O p´roximo vou votar em WOODY ALLEN, acho ele muito genial... adoro os seus filmes... bjusss abraçosss

Anônimo disse...

Hum... bem legal...agora pouco estava vendo sobre o filme dele que vai estrear.
Vou de Alejandro González-Iñárritu..sei pouco sobre ele me interessei.

Beijos

Anônimo disse...

Pois eh Wiliam, q bom q vc gostou do nosso blog. Add o seu tbm no Cinematografo XXI. E se o Allen ganhar no proximo Mr. Mestre quero ver como vc vai fazer pra escolher so dois filmes dele. Valeu velho, ate!!!

Nathy Almeida disse...

Exterminio é muuito bom e infelizmente ainda não consegui ver Trainspotting cujo os comentários são ótimos.
Mas não posso opinar para a próxima escolha de diretores. Nunca gostei muito de Woody Allen e o outro eu realmente não sei quem é ;) hehehe
BjS***

Anônimo disse...

acho Byle um pouco super valorizado, fez um filme bacana e o resto meio boca. Um aespécie de Guy Ritchie. Para mim ele não é tão mestre assim.
acho que Allen é uma escolha melhor, até mesmo porque Inarritu ´eoutro maneirista que conta histórias sempre da mesma forma - e cda vez de forma menos exitosa.
inté!

Anônimo disse...

Opa, tudo bem? Também sou blogueiro e descobri o link da sua página por acaso, gostei muito!

Bom, não sou grande conhecedor de Danny Boyle, mas os dois filmes citados são ótimos.

Eu voto para b - Woody Allen no próximo. É um dos meus cineastas preferidos!

Meu blog é o http://www.cinema-kabuki.blogspot.com

abs!

Gustavo H.R. disse...

William, vi seu comentário lá no meu e gostei muito das seções do seu blog. A análise dos principais filmes de Boyle aponta bem as características dele como cineasta econômico e inventivo, como é geralmente reputado - e vale ainda mais para quem ainda não conferiu nenhuma de suas obras, como eu (infelizmente). SUNSHINE, porém, não perco de jeito nenhum quando aportar nos cinemas.

Cumps.

Túlio Moreira disse...

Opa! Tamo aí! Lá no Cinema Kabuki, publiquei texto sobre Batman 5. Aguardo sua visita!

abs e até mais!

Anônimo disse...

will
showw d+++
curtii atee, empolguei com os dois filmes tb!
e meu voto vai pro A
=**

Vinícius Lemos disse...

Pô muito legal seu blog tb cara!
C é d Udi tb?? Q coicidência!
Velho, me manda um e-mail depois:
asterrisco@gmail.com
Podemos trocar umas idéiais aí!
abraço!
continue visitando o Cinefilia http://blogcinefilia.zip.net

P.S. To adicionando seu blog nos meus sites preferidos, ok?